terça-feira, 31 de agosto de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=YCKANiM9tUM

A casa da minha mãe


Nasci aqui, cresci aqui…tudo sempre limpo, arrumado, organizado…o retrato da minha mãe.


vedação pintada ano após ano…em Agosto…


amarelo, verde, vermelho, azul, amarelo, verde….não me lembro se era esta a ordem, ou se havia mais cores…mas era colorida…e ordenada apesar de tanta cor…a minha mãe tinha qq coisa de artista…chegava a roçar o ridículo…tudo fazia pandam, era incapaz de pendurar uma camisa na corda com 2 molas de cores diferentes…ou mesmo de uma cor q destoa-se…


agora depois de passados 15 anos da sua morte, tento voltar a pintar a vedação com cores garridas, q tanta cor deram à minha vida aos meus sonhos…agora q começo tudo de novo outra vez, q recupero a casa da minha mãe, recupero tb sonhos perdidos, memórias esquecidas pelo tempo, recordações q não cabiam no dia a dia, q tento resgatar.


Por isso volto a sentir o cheiro de Agosto, um misto de suor e tinta, churrasco e óleo de coco :)






Lembro-me q tive um grilo, e quem me ajudava a tratar do barulhento bicho era Olímpia, a nossa empregada interna…


Sim, apesar de sermos classe média, a obstinação da minha mãe em trabalhar, em ser auto-suficiente, nunca depender de ninguém, quem paga é quem manda…frases q ecoam na minha memoria… onde ia eu…àh a razão da Olímpia, pois para ser possível trabalhar e ser mãe, minha mãe utilizava o seu salário para ter o privilégio de trabalhar fora de casa…ia direitinho para pagar o salário da empregada, Olímpia e outras…que foi sempre difícil afastar o meu pai da cama delas ;) …mudavam com frequência :)






O grilo coitado, .... lembro-me de não entender porque, vivendo nós numa casa com jardim, o infeliz habitava uma minúscula gaiola onde Olímpia colocava uma enorme folha de alface,…o pobre nem se conseguia mexer :)


E não sosseguei enquanto não deixei inadvertidamente a gaiola aberta!


Ouvi horrores,…Olímpia chegou a tentar convencer-me q tinha morto o bicho,…certo é q nunca mais o ouvi…foi à vida dele, escolhi acreditar…sempre era melhor do q aquela gaiola, linda mas claustrofóbica onde estava detido.

Sem comentários:

Enviar um comentário